aprovado

É… o que parecia impossível aconteceu: queda na venda de smartphones no Brasil. E não é uma queda qualquer. 2015 deve terminar com cerca de 15% menos smartphones vendidos em relação a 2014, de acordo com a consultoria IDC. O número preocupa e é reflexo direto da crise econômica nacional. Para quem duvida que o problema seja brasileiro, é bom olhar para o mercado internacional. Mesmo com a queda das vendas na China, o mercado global de smartphones deve crescer cerca de 14% em 2015…

Dois fatos curiosos. O primeiro é que, apesar de bilionário, o mercado de smartphones é cruel. Uma empresa sozinha – no caso, a Apple – abocanha 95% do lucro do setor. Todas as outras brigam pelos 5% restantes – é mole?

Outro fato curioso, a arquirrival da Apple, a Samsung, é líder mundial em vendas – mas não tem muito lucro. Aliás, 2015 marcou um ano difícil para a sul-coreana no segmento. Até o executivo-chefe da divisão de celulares perdeu o emprego… Para piorar, a Apple ganhou participação de mercado – nunca tantos usuários de Android migraram para aparelhos da maçã como nesse ano.

COMPARTILHAR