Você está sentado confortavelmente? Então vamos começar. Era uma vez um mago velho e gentil que junto com hobbits e um anel de ouro, lutou contra todos os tipos de problemas na Terra Média. Gandalf era considerado o maior bruxo de todos os tempos na ficção.

Entretanto, um dia, um feiticeiro que ganha a vida como reitor de uma escola pública de magia no Reino Unido ganha fama mundial. Albus Dumbledore foi saudado por uma nova geração de leitores como o maior bruxo de toda a ficção. Mas, quem é realmente o mais forte?

Quem é o mais forte?

1-5-573x500

Mágica é uma faca de dois gumes, por isso, quando se trata de duelos envolvendo feitiçaria, é vital estabelecer as regras do jogo antes de sacar as varinhas. Em confrontos entre personagens fictícios, a habilidade mágica real está entre os critérios menos importantes. O que realmente importa para a maioria dos leitores é o poder dos mitos mostrados nas obras.

A Terra Média é um universo totalmente complexo com vários idiomas e uma forte tradição mítica nórdica. Além disso, o local é uma metáfora profunda sobre o eterno conflito entre o bem e o mal. Em contrapartida, Harry Potter apresenta um mundo menos complexo e mais próximo da realidade em que vivemos (em certos aspectos).

Claro, o verdadeiro teste de qualquer grande bruxo é como ele é descrito dos livros e interpretado na mídia. Professor Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore, diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, dedicou sua vida a proteger o mundo dos bruxos do mal. Durante o reinado de Lord Voldemort, ele estabeleceu a Ordem da Fênix.

2-13-600x400

Ele desempenha um papel integral na proteção de Harry Potter e o treina para derrotar o Lorde das Trevas, e, finalmente, dá a sua vida – um ato que foi essencial para garantir o desaparecimento final do Voldemort. Além disso, ele era portador de uma das relíquias da morte: a varinha das varinhas, considerada invencível.

Gandalf, o Cinzento foi o último dos magos Istari na Terra Média. Gandalf estabelece a Sociedade do Anel, a fim de derrotar Sauron e destruir o Anel de Sauron. Gandalf morre em um duelo contra Balrog, protegendo Frodo e outros membros da Irmandade. Revelando sua verdadeira identidade como um Maiar, ou semideus, ele é enviado de volta como Gandalf, o Branco para liderar a Sociedade para a vitória.

3-14-600x337

Ambos os magos tinham grande poder. Enquanto cada um deles ajudou na derrota de seu inimigo, eles interpretaram papéis de pessoas confiantes, ótimos guias e sábios confidentes. Qual deles será realmente o melhor? As opiniões variam significativamente de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa: ambos são grandes personagens que são vitais para a trama e para o significado global de suas histórias.

COMPARTILHAR