gripe

Existem fatos assustadores sobre a gripe que ninguém tem coragem de comentar com você. Todo mundo, alguma vez na vida, já foi parar em uma farmácia, ou mesmo hospital, por conta de seus fortes sintomas.

Aqui no nosso site, você já viu uma matéria sobre um pesquisador que desenvolveu um vírus da gripe capaz de matar toda a humanidade e uma outra sobre métodos infalíveis de aliviar os sintomas da gripe e resfriados. Relembre!

Ela sempre varia entre tosse, febre, dor no corpo, nariz escorrendo e irritação na garganta. Mas é sentir qualquer um destes sinais de indisposição que as pessoas já ficam preocupadas e se dirigem a um centro médico ou mesmo a uma farmácia para dar fim ao problema.

Mas a gripe é só isso mesmo? O que ela tem de tão assustador que as pessoas não tem coragem de comentar? Nossa redação separou para você uma listinha com alguns fatos assustadores sobre a gripe que ninguém tem coragem de comentar. Confira:

1 – Pode chegar a virar pneumonia e levar ao óbito

93457933_680x300

De acordo com o Bem Estar, se a gripe não for bem cuidada, pode levar ao óbito. É preciso ter atenção aos primeiros sinais, como catarro, tosse intensa, desconforto na respiração, secreção e dor para respirar. A partir desse quadro, ela pode evoluir para uma pneumonia.

Em entrevista ao programa, o pneumologista da Unifesp, Doutor Clystenes Soares, afirma que “a pneumonia pode ser bacteriana ou viral. A viral pode ser contraída através do ar, pois quando a pessoa tem contato com outra que está com pneumonia e essa tosse, espirra, os vírus podem ser aspirados pela outra e ao penetrarem no pulmão, desencadeiam a doença.”

2 – Já provocou 74 mortes no Paraná, em 2016

c3dec48256a6a16bad66cc03659f7a4b-600x359

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná, o estado já chegou a confirmar 74 mortes em pouco mais de cinco meses.

Em entrevista ao jornal parana-online, a chefe do Centro de Epidemiologia da Sesa, Julia Cordellini, afirma que “a maior ocorrência de mortes por gripe foi constatada em idosos, acima de 60 anos, e pessoas com doenças crônicas, como alguma cardiopatia ou diabetes”.

3 – A menor cobertura vacinal do país contra a gripe acontece no Acre

gripe-vacina-A-660x438-600x398

 

De acordo com um balanço do Ministério da Saúde, mesmo com a prorrogação da campanha de vacinação para até o dia 20 de maio deste ano, o Acre é o estado com a menor cobertura vacinal contra a gripe.

Segundo o levantamento publicado, a população prioritária é composta por pouco mais de 170 mil pessoas e o Acre conseguiu aplicar apenas 129.552 doses da vacina e acabou não atingindo a meta de vacinação proposta pelas autoridades.

4 – Afeta milhões de pessoas todo ano

gripe2-600x421

As estimativas dos órgãos de saúde apontam que cerca de 3 a 5 milhões de pessoas são afetadas por casos graves da gripe anualmente. A doença atinge milhões de pessoas no mundo e cada vez mais em uma frequência que só cresce.

5 – Os animais também sofrem de gripe

gripe_5

De acordo com o portal ig, “mamíferos e aves podem ser infectados pelo vírus da gripe. A maioria dos que contraem gripe se recupera completamente dentro de duas semanas. Contudo, alguns indivíduos podem desenvolver complicações médicas graves e potencialmente fatais, como a pneumonia.”

6 – Crianças, gestantes e idosos são as mais atingidas

vacinacao-gripe-600x361

Segundo a secretaria de saúde do governo do estado do Paraná, “o vírus da gripe atinge pessoas de todas as idades, embora se manifeste de forma mais severa em crianças pequenas, idosos e indivíduos com o sistema imunológico comprometido, como portadores de doenças crônicas ou transplantados.

Pela sua capacidade de mutação, produzindo diferentes tipos e estirpes, um indivíduo nunca estará completamente imune à doença. Contudo, a vacinação – injeção de organismos inativos de diferentes cepas no músculo para induzir a resposta imune específica – oferece uma proteção considerável ou redução dos sintomas caso a infecção ocorra. Para isso, a imunização deverá ser realizada entre uma e quatro semanas antes.”

7 – As pessoas não seguem os devidos cuidados para evitar uma gripe

prevencao-gripe-h1n1-destaque-600x327

A gripe atinge milhões de pessoas, em especial as crianças, idosos e gestantes, mas o que as pessoas não priorizam são os métodos de prevenção dela. Muitos casos podem ser evitados se você fizer coisas simples para evitar ela, confira:
– Evite tocar o nariz, a boca e os olhos logo depois do contato com superfícies
– Ao tossir ou espirrar, procure cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou algum lenço
– Evite compartilhar objetos de uso pessoal
– Lave as mãos com água e sabão de forma frequente

COMPARTILHAR